quarta-feira, 12 de março de 2008

redes de interação e a sociedade da informação




Uma rede de interação de conhecimento é formada por grupos de pessoas e/ou organizações que trocam experiências com a finalidade de integrar estudos e pesquisas com afinidade temática.

A princípio, a formação e estruturação dessas redes seria independente da tecnologia da informação. Mas não se pode negar que o implemento de eficiência e produtividade cresceu sobremaneira com o surgimento de uma rede mundial como a internet e com o desenvolvimento constante dos sistemas computacionais. Atualmente não existem mais fronteiras para a implementação dessas redes, que dão um sentido universal ao conhecimento.

Estamos falando de grandes gênios da humanidade interagindo entre si? Sim, estamos, mas já há algum tempo que se deixou de personalizar a genialidade. Não que tenham deixado de existir humanos geniais, pelo contrário, a integração de inteligências resultou num sentido maior da genialidade. As inteligências individuais espalhadas pelo universo, integradas entre si pelas redes de conhecimento, corporificaram um organismo social em uma nova dimensão. É o fundamento da denominada "sociedade da informação".

E nessa sociedade a informação e o conhecimento passam a ser patrimônio da humanidade. Dado que todos se integram para produzir informação e conhecimento, teria sentido falar em propriedade individual ou corporativa do conhecimento e da informação? Não, certamente não podemos mais estabelecer limites que definam a propriedade intelectual individualizada de A ou B ou C ou... N. Nem mesmo nas artes isso seria atualmente possível. Poderia se dizer que um autor literário, ou um músico, ou um cineasta, ou um artista plástico, criaram sua obra do nada? Única e exclusivamente de sua genialidade criativa? Ou seriam células de uma rede integrada de conhecimento? Células integradas socialmente, devolvendo a suas contribuições produtivas à uma sociedade que as mantém. A produtividade intelectual - artística e científica - é patrimônio da sociedade da informação. E a sociedade da informação não é definida em indivíduos, nações ou corporações: é universal.

Na sociedade da informação o conhecimento é um bem comum. E isso significa que o conhecimento pertence a todos e é função social disseminar o conhecimento para que possa ser incorporado ao indivíduo em sua produtividade cotidiana.

Em outras palavras: todos têm direito a aprender para seu próprio desenvolvimento pessoal.

Assim, o papel da educação na sociedade da informação é o de redistribuir a riqueza do conhecimento.




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