sexta-feira, 12 de março de 2010

interatividade e pensamento

Quando eu leio algo e faço uma reflexão do que leio... eu construo conhecimento. Interpreto a leitura com o meu pensamento, minha vivência e minha maneira de ver o mundo.

Quando eu compartilho com uma comunidade as minhas impressões daquilo que li, estou dando a oportunidade para que outros façam outra leitura... para que outros leiam a minha leitura.

Quem ler o texto e a minha leitura sobre o texto, ganhará conhecimento em dobro, pois aprenderá com sua própria leitura e com a minha leitura.

Quando eu ler a sua leitura e comentar a sua leitura eu estou dando oportunidade de você ler a sua leitura de um modo diferente do que leu originalmente. Estou dando a você a minha leitura da sua leitura.

Quando muitas pessoas lêem um texto e expressam a sua leitura em palavras, dão oportunidade para que se reproduza esse conhecimento numa exponencial infinita: pela doação de cada um, pela fenomenologia de cada um.

Pela troca de visões de mundo que enriquecem o saber individual e manifestam a existência de um saber coletivo, através de uma inteligência coletiva.

As inteligências, quando se articulam e interagem, criam sinergia e exponencializam a nossa inteligência individual. Eu passo a incorporar em mim a inteligência dos demais que interagem comigo.

Um pensamento individual é um só pensamento. Um pensamento compartilhado... é um pensamento sinergético. E o pensamento sinergético faz a nossa consciência abrir-se em olhares infinitos, dimensões e compreensões infinitas. É como se tivéssemos mil olhos, mil sensores e mil estados de consciência.

Por isso é que eu peço a todos: interajam! Manifestem o seu ser através da palavra, pois a palavra tem esse dom de atalhar os meandros do rio do conhecimento que - por sua vez - conduz ao oceano da consciência universal.

Dá para compreender o que isso significa? Diga para mim! Dá-me a oportunidade de ver a mim com os teus olhos e aprender, contigo, sobre mim.




Fonte: SILVA, Claudio Alex Fagundes da . Indagando o Sentido de Presença e o Sentido da Presença na Educação. São Paulo: PUC-SP, 2006. v. 1. 214 p.

2 comentários:

  1. dá para compreender perfeitamente. você, aliás, é claríssimo em suas ideias e na forma como as expressa. é um dom, por certo.

    gostaria que você escrevesse mais, ou me dissesse onde posso ler mais do que você pensa. acho-o bastante inteligente e grande observador.

    acredita que não conseguia abrir três dos blogues que adoro? o seu foi um deles! passei até e-mail para o google!


    vou visitar as fotos.

    grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Betina, a minha página principal é o Multiply:
    http://claudioalex.multiply.com/
    Lá certamente eu publico mais coisas do que aqui.

    ResponderExcluir