terça-feira, 9 de abril de 2013

Aerial America

Estou assistindo, no canal Globosat+, uma série que se chama "Aerial America". A proposta consiste em mostrar, provavelmente para os próprios americanos, o país em que vivem. Que, claro, é enorme e a maioria dos americanos conhecem apenas uma parte dele.

A abordagem da série é feita pela filmagem do alto, a partir de helicópteros, com tomadas sempre de cima, aéreas, e que mostram muito bem os aspectos urbanos, a arquitetura, as instalações, e uma exuberante natureza, magnificamente preservada e e que se intermeia com as cidades e em suas periferias.

A série não fica apenas nas imagens. O narrador vai contando histórias das cidades e regiões onde aconteceram importantes eventos. E assim vai conjugando imagens e acontecimentos, residências de americanos ilustres do passado, monumentos, fábricas, rios, pontes, florestas, montanhas, vales etc.

O primeiro programa foi pelo arquipélago do Hawaii. O segundo foi pelo Estado de Connecticut. O terceiro, acabei de ver, foi pelo Estado de Virginia.

É um trabalho de propaganda, eu sei. Provavelmente é para estimular o orgulho nacional, quem sabe. Mas qual é o problema de admirar algo que funciona magnificamente e com a beleza natural e desenvolvimento organizado entremeados. Acho que o americanos têm razão de serem orgulhosos de seu país.

E confesso que fico de boca aberta. Eu, que passei a maior parte da vida torcendo a cara para eles. Agora, quando a idade avança, consigo libertar-me do ranço esquerdista que tantos anos me acompanhou. E, agora, eu vejo este programa com desprendimento que me permite admirar e, com uma pontinha de inveja, acompanhar e admitir que é uma beleza enorme, aquilo lá.

6 comentários:

  1. Quando, depois de cheio de idade, fui aos EUA pela primeira vez vi lá uma forma de viver boa. Gostei de lá.

    ResponderExcluir
  2. Pois é... eu era cheio de ressentimentos estranhos sobre a América. Agora me sinto livre para gostar de lá!

    ResponderExcluir
  3. Ótima série, recomendo a todos!

    ResponderExcluir
  4. Cara... esse programa é muito bom. Assisto toda segunda a noite no Globosat. Meu sonho é que fizessem algo parecido no Brasil...

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Onde posso rever os documentários? Ou pode comprar a série..alguém sabe me dizer..Obrigado

    ResponderExcluir